Espaço do Conhecimento - Universidade Federal de Minas Gerais

Código: 9.28.53.2926

Nº SNIIC: ES-9205

O Espaço do Conhecimento UFMG é um espaço cultural diferenciado, que conjuga cultura, ciência e arte simultaneamente. Sua missão não se limita à difusão do conhecimento científico, mas também à produção de diversos saberes, trabalhando no sentido de propor linguagens que combinam, inovam e fruem conteúdos, de forma lúdica.

Site: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/

Email para divulgação: comunicacao@espacoconhecimento.ufmg.br

Telefone para divulgação: (31) 3409-8352

Informações Adicionais de Contato:
(31) 3409-8360 / (31) 3409-8350 / (31) 3409-8398

Endereço: Praça da Liberdade, 700 , Funcionários, 30140-010, Belo Horizonte, MG

CEP: 30140-010

Logradouro: Praça da Liberdade

Número: 700

Complemento:

Bairro: Funcionários

Município: Belo Horizonte

Estado: MG

Território Cultural (para utilização do Sistema de Museus): Circuito Liberdade

Descrição

O Espaço do Conhecimento UFMG é um lugar de divulgação científica e cultural, instalado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Seu objetivo é produzir e divulgar conhecimento nas áreas da educação, ciência e cultura, desenvolvendo exposições e atividades geradoras de reflexão crítica a um público amplo e diverso. Possui a missão de divulgar a ciência e a cultura a todos os públicos possíveis.
O Espaço do Conhecimento UFMG, como uma instituição museal, se constitui como uma janela, um portal, uma ponte, fortalecendo o diálogo entre os diversos conhecimentos da Universidade e da sociedade, estabelecendo elos poéticos entre os saberes e as pessoas, entre seus Universos, abrindo-se à cidade. Busca contribuir para o questionamento de epistemologias e estéticas hegemônicas, convidando e estimulando os visitantes em um processo de produção de subjetividades. O Espaço do Conhecimento UFMG é fruto de uma parceria entre o governo do Estado de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

O Museu encontra-se: aberto

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira das 10h às 17h. sábado das 10h às 21h. Domingo das 10h às 17h.

Entrada

Entrada é cobrada: não

Descrição do valor da entrada: É cobrado apenas a entrada na sessão do planetário, no valor de R$ 6,00. Meia entrada R$ 3,00. Política de redução do valor do ingresso para estudantes da rede pública e público da terceira idade.

Acessibilidade

Acessibilidade física:

Acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas e visuais:

Atendimento aos turistas estrangeiros:

Instalações

Instalações básicas e serviços oferecidos:

Capacidade do teatro/auditório (assentos): 65

O museu possui arquivo histórico? não

O arquivo tem acesso ao público? não

O Museu possui biblioteca? não

A biblioteca tem acesso ao público? não

O museu promove visitas guiadas? sim

Em caso positivo, especifique: SOMENTE mediante agendamento

Atividades educativas e culturais

O museu realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos? s

Em caso positivo, especifique: escolha a(s) que mais se adeque(m)

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Federal

Em caso de Museu federal, especifique vinculação ministerial: Educação

Ano de abertura: 2010

Instrumento de criação:

Descrição: Convênio celebrado entre o estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Cultura, a TIM Nordeste S/A e a Universidade Federal de Minas Gerais visando o desenvolvimento da cultura e do conhecimento, da educação, atividades de estudos e pesquisas, produção e divulgação de informações e conhecimentos específicos. somente para instrumento do tipo "Outros"

Instituição mantenedora: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tipo: Tradicional/Clássico

O museu é de caráter comunitário? não

Temática: Ciências exatas, da terra, biológicas e da saúde

Para solicitar o Registro de Museus é simples. Basta seguir estes três passos:

  • 1. Preencher e assinar o Formulário de Solicitação de Registro, ao final da página.
  • 2. Fotocopiar os documentos solicitados (vide lista abaixo de acordo com a natureza administrativa da instituição).
  • 3. Reunir o Formulário devidamente preenchido e a documentação solicitada e entregar a documentação na sede do Ibram em Brasília ou enviar por correio com aviso de recebimento para o seguinte endereço:


    Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
    Cadastro Nacional de Museus (CNM)
    Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco N, 1º Subsolo
    Cep: 70040-020 – Brasília – DF

Documentação Necessária:
Museu Público Federal
  • CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
  • Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
  • CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
  • Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
  • Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Público Estadual, Municipal e Distrital
  • CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
  • Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
  • CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
  • Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
  • Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Privado
  • CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
  • Documentação que comprove que o titular do RG e CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
  • CNPJ do museu ou da instituição mantenedora (com personalidade jurídica);
  • Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
  • Termo de Solicitação do Registro preenchido.
ATENÇÃO!
  • As despesas de autenticação e envio deverão correr por conta do museu solicitante;
  • O museu deverá manter atualizados todos os seus dados junto ao Registro de Museus, enviando toda a documentação comprobatória de qualquer alteração das informações já fornecidas;
  • No caso de inexistência de documento oficial que declare quem é o responsável pelo museu, será admitido como comprovação documento que contenha tal informação assinado pelo representante máximo da instituição mantenedora. Nessa situação, o representante máximo da instituição mantenedora deverá enviar cópia do seu RG, do CPF (autenticados em cartório) e documento oficial que declare sua ocupação neste cargo;
  • Museus que possuem filiais ou seccionais em endereços de visitação diferentes deverão responder um questionário para cada unidade.

Publicado por

Diomira Faria

Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG