O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa é uma instituição cultural voltada para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social no RS. Seu acervo, disponível para consulta, abrange diferentes áreas da Comunicação: Imprensa, Televisão e Vídeo, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.
Site: http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/
Email para divulgação: museu.hipolito@gmail.com
Telefone para divulgação: (51) 3224-4252
Informações Adicionais de Contato:
(51) 3224-4252 (Geral) / (51) 3227-4081 (Imprensa e Biblioteca) / (51) 3212-5071 (Fotografia) / (51) 3227-8630 (Setor de Cinema) / (51) 3586-2657 (Setor de Rádio) / (51) 3225-8757 (Setor de Exposição) / (51) 3224-4332 (Setor de Extensão Cultural) / (51) 3211-5376
hipolito-secretaria@sedac.rs.gov.br
Endereço: Rua dos Andradas 959, Centro, 90020-005, Porto Alegre, RS
CEP: 90020-005
Logradouro: Rua dos Andradas
Número: 959
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Porto Alegre
Estado: RS
Território Cultural (para utilização do Sistema de Museus):
Vídeos

O Museu encontra-se: aberto
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, pelo telefone: (51) 32244252
Entrada
Entrada é cobrada: não
Acessibilidade
Acessibilidade: Não
Acessibilidade física:
Acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas e visuais:
Atendimento aos turistas estrangeiros:
Instalações
O museu possui arquivo histórico? não
O arquivo tem acesso ao público? não
O Museu possui biblioteca? sim
A biblioteca tem acesso ao público? sim
O museu promove visitas guiadas? sim
Atividades educativas e culturais
O museu realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos? n
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Estadual
Ano de abertura: 1974
Tipo: Tradicional/Clássico
Temática: Meios de comunicação e transporte
Para solicitar o Registro de Museus é simples. Basta seguir estes três passos:
- 1. Preencher e assinar o Formulário de Solicitação de Registro, ao final da página.
- 2. Fotocopiar os documentos solicitados (vide lista abaixo de acordo com a natureza administrativa da instituição).
- 3. Reunir o Formulário devidamente preenchido e a documentação solicitada e entregar a documentação na sede do Ibram em Brasília ou enviar por correio com aviso de recebimento para o seguinte endereço:
Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
Cadastro Nacional de Museus (CNM)
Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco N, 1º Subsolo
Cep: 70040-020 – Brasília – DF
Documentação Necessária:
Museu Público Federal
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Público Estadual, Municipal e Distrital
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Privado
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora (com personalidade jurídica);
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
ATENÇÃO!
- As despesas de autenticação e envio deverão correr por conta do museu solicitante;
- O museu deverá manter atualizados todos os seus dados junto ao Registro de Museus, enviando toda a documentação comprobatória de qualquer alteração das informações já fornecidas;
- No caso de inexistência de documento oficial que declare quem é o responsável pelo museu, será admitido como comprovação documento que contenha tal informação assinado pelo representante máximo da instituição mantenedora. Nessa situação, o representante máximo da instituição mantenedora deverá enviar cópia do seu RG, do CPF (autenticados em cartório) e documento oficial que declare sua ocupação neste cargo;
- Museus que possuem filiais ou seccionais em endereços de visitação diferentes deverão responder um questionário para cada unidade.