Museu Vicente de Azevedo

Código: 5.08.73.8970

Nº SNIIC: ES-7309

O Museu Vicente de Azevedo é um museu histórico no Ipiranga, que conta a história do Conde José Vicente de Azevedo, figura importante para o desenvolvimento do bairro, criador ​de instituições beneficentes e ​de grandes projetos para São Paulo a partir do final do século XIX. O museu é administrado pela Funsai (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga) que atua em São Paulo desde 1896.

Site: https://www.museuvicentedeazevedo.org.br

Email para divulgação: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

Telefone para divulgação: (11) 2215-6900

Informações Adicionais de Contato:
(11) 2215-6900

museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

Endereço: Rua Dom Luís Lasagna 300, Ipiranga, 04266-030, São Paulo, SP

CEP: 04266-030

Logradouro: Rua Dom Luís Lasagna

Número: 300

Complemento:

Bairro: Ipiranga

Município: São Paulo

Estado: SP

Território Cultural (para utilização do Sistema de Museus):

evento entre e Baixar Planilha

O Museu encontra-se: aberto

Horário de funcionamento: Exposições: de terça a sexta-feira, das 9h00 às 17h00. Aos sábados, domingos ou feriados: somente visitas de grupos com agendamento prévio (solicitar requerimento por e-mail). Pesquisadores: sempre às segundas-feiras, com agendamento prévio (solicitar requerimento por e-mail). Entrada Gratuita

Entrada

Entrada é cobrada: não

Acessibilidade

Acessibilidade física:

Acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas e visuais:

Atendimento aos turistas estrangeiros:

Instalações

Instalações básicas e serviços oferecidos:

O museu possui arquivo histórico? sim

O arquivo tem acesso ao público? sim

O Museu possui biblioteca? sim

A biblioteca tem acesso ao público? sim

O museu promove visitas guiadas? sim

Atividades educativas e culturais

O museu realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos? s

Esfera: Privada

Ano de abertura: 1986

Instrumento de criação:

Descrição:

Tipo: Tradicional/Clássico

O museu é de caráter comunitário? não

Temática: História

Para solicitar o Registro de Museus é simples. Basta seguir estes três passos:

  • 1. Preencher e assinar o Formulário de Solicitação de Registro, ao final da página.
  • 2. Fotocopiar os documentos solicitados (vide lista abaixo de acordo com a natureza administrativa da instituição).
  • 3. Reunir o Formulário devidamente preenchido e a documentação solicitada e entregar a documentação na sede do Ibram em Brasília ou enviar por correio com aviso de recebimento para o seguinte endereço:


    Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
    Cadastro Nacional de Museus (CNM)
    Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco N, 1º Subsolo
    Cep: 70040-020 – Brasília – DF

Documentação Necessária:
Museu Público Federal
  • CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
  • Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
  • CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
  • Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
  • Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Público Estadual, Municipal e Distrital
  • CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
  • Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
  • CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
  • Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
  • Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Privado
  • CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
  • Documentação que comprove que o titular do RG e CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
  • CNPJ do museu ou da instituição mantenedora (com personalidade jurídica);
  • Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
  • Termo de Solicitação do Registro preenchido.
ATENÇÃO!
  • As despesas de autenticação e envio deverão correr por conta do museu solicitante;
  • O museu deverá manter atualizados todos os seus dados junto ao Registro de Museus, enviando toda a documentação comprobatória de qualquer alteração das informações já fornecidas;
  • No caso de inexistência de documento oficial que declare quem é o responsável pelo museu, será admitido como comprovação documento que contenha tal informação assinado pelo representante máximo da instituição mantenedora. Nessa situação, o representante máximo da instituição mantenedora deverá enviar cópia do seu RG, do CPF (autenticados em cartório) e documento oficial que declare sua ocupação neste cargo;
  • Museus que possuem filiais ou seccionais em endereços de visitação diferentes deverão responder um questionário para cada unidade.