
Museu de Malacologia Professor Maury Pinto de Oliveira - Universidade Federal de Juiz de Fora
Código: 1.80.02.1874Nº SNIIC: SP-6579
Os espécimes da coleção malacológica foram coletados pelas mãos de diversas pessoas, em todos os continentes, na beira da praia ou nas profundezas do oceano, nos bosques, nas matas, nos riachos…
Os espécimes que foram transmitidos de uma mão à outra, de um país a outro permitiram o crescimento da coleção malacológica e ampliaram a sua representatividade ao longo das décadas.
Site: http://www.ufjf.br/malacologia/
Email para divulgação: malaco.icb@ufjf.edu.br
Telefone para divulgação: (32) 2102-3221
Informações Adicionais de Contato:
malaco.icb@ufjf.edu.br
Endereço: Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, s/n, Cidade Universitária, Martelos, 36036-900, Juiz de Fora, MG
CEP: 36036-900
Logradouro: Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora
Número: s/n
Complemento: Cidade Universitária
Bairro: Martelos
Município: Juiz de Fora
Estado: MG
Território Cultural (para utilização do Sistema de Museus): Mata
Descrição
No início da década de 1950, o inquieto médico da Marinha do Brasil Dr. Maury Pinto de Oliveira, deu início a uma pequena coleção de conchas, a partir de coletas nas praias das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Enriqueceu seu conhecimento na área de Zoologia e, mais especificamente, de Malacologia através de contatos com especialistas no Brasil e no exterior e da aquisição de bibliografia especializada.Em 1966, a coleção que então contava com 8.000 conchas de todas as partes do mundo, foi doada à Universidade Federal de Juiz de Fora, com a condição de que a mesma permanecesse sob administração do doador enquanto este desejasse ou tivesse forças para tal. Mesmo apertada em um laboratório no antigo Departamento de Biologia, o acervo se multiplicou através de coletas, permutas e doações, até que o espaço passou a ser insuficiente para a sua grandiosidade.
Após tentativas de alocações em outros espaços, a Universidade, reconhecendo a importância da coleção, construiu em 1996, um prédio no Instituto de Ciências Biológicas, que abriga ainda hoje o Museu de Malacologia.
Em 2002 foi criado o Núcleo de Maloacologia da UFJF, com estrutura própria, tendo como Curador vitalício o Prof. Maury Pinto de Oliveira. Depois de sua morte, em junho de 2004, o setor, com todas as suas dependências, passou a se chamar Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira, em reconhecimento a sua obra e dedicação ao estudo da malacologia.

O Museu encontra-se: aberto
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 10h às 16h para pesquisa e para visitação das 8h às 18h.
Entrada
Entrada é cobrada: não
Acessibilidade
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas e visuais:
Atendimento aos turistas estrangeiros:
Instalações
Instalações básicas e serviços oferecidos:
Capacidade do teatro/auditório (assentos): 100
O museu possui arquivo histórico? sim
O arquivo tem acesso ao público? não
O Museu possui biblioteca? sim
A biblioteca tem acesso ao público? sim
O museu promove visitas guiadas? sim
Em caso positivo, especifique: SOMENTE mediante agendamento
Atividades educativas e culturais
O museu realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos? s
Em caso positivo, especifique: escolha a(s) que mais se adeque(m)
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Federal
Em caso de Museu federal, especifique vinculação ministerial: Educação
Ano de abertura: 1996
Instrumento de criação:
Descrição: Estão providenciando somente para instrumento do tipo "Outros"
Instituição mantenedora: Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Tipo: Tradicional/Clássico
O museu é de caráter comunitário? não
Temática: Ciências exatas, da terra, biológicas e da saúde
Para solicitar o Registro de Museus é simples. Basta seguir estes três passos:
- 1. Preencher e assinar o Formulário de Solicitação de Registro, ao final da página.
- 2. Fotocopiar os documentos solicitados (vide lista abaixo de acordo com a natureza administrativa da instituição).
- 3. Reunir o Formulário devidamente preenchido e a documentação solicitada e entregar a documentação na sede do Ibram em Brasília ou enviar por correio com aviso de recebimento para o seguinte endereço:
Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
Cadastro Nacional de Museus (CNM)
Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco N, 1º Subsolo
Cep: 70040-020 – Brasília – DF
Documentação Necessária:
Museu Público Federal
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Público Estadual, Municipal e Distrital
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Privado
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora (com personalidade jurídica);
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
ATENÇÃO!
- As despesas de autenticação e envio deverão correr por conta do museu solicitante;
- O museu deverá manter atualizados todos os seus dados junto ao Registro de Museus, enviando toda a documentação comprobatória de qualquer alteração das informações já fornecidas;
- No caso de inexistência de documento oficial que declare quem é o responsável pelo museu, será admitido como comprovação documento que contenha tal informação assinado pelo representante máximo da instituição mantenedora. Nessa situação, o representante máximo da instituição mantenedora deverá enviar cópia do seu RG, do CPF (autenticados em cartório) e documento oficial que declare sua ocupação neste cargo;
- Museus que possuem filiais ou seccionais em endereços de visitação diferentes deverão responder um questionário para cada unidade.