Considerado um dos melhores e mais completos do interior de Minas Gerais, ele possui um acervo composto por manuscritos dos séculos XVIII a XX, vários exemplares das Violas de Queluz, peças sacras, objetos da sociedade queluziana e muito mais. Fonte: http://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/2184-museu-e-arquivo-antonio-perdigao-aguarda-a-sua-visita-
Email para divulgação: museu@conselheirolafaiete.mg.gov.br
Telefone para divulgação: (31) 3769-2603
Informações Adicionais de Contato:
(31) 3769-2603 / (31) 3769-2600
museu@conselheirolafaiete.mg.gov.br; espacosculturaislafaiete@hotmail.com
Endereço: Praça Tiradentes 19, Centro, 36400-000, Conselheiro Lafaiete, MG
CEP: 36400-000
Logradouro: Praça Tiradentes
Número: 19
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Conselheiro Lafaiete
Estado: MG
Território Cultural (para utilização do Sistema de Museus): Vertentes
Vídeos

O Museu encontra-se: aberto
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, o funcionamento é das 12h às 18h. Aos sábados e domingos, das 13h ás 18h.
Entrada
Entrada é cobrada: não
Acessibilidade
Acessibilidade: Não
Acessibilidade física:
Acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas e visuais:
Atendimento aos turistas estrangeiros:
Instalações
Instalações básicas e serviços oferecidos:
O museu possui arquivo histórico? sim
O arquivo tem acesso ao público? sim
O Museu possui biblioteca? sim
A biblioteca tem acesso ao público? não
O museu promove visitas guiadas? não
Atividades educativas e culturais
O museu realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos? n
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Municipal
Ano de abertura: 1976
Tipo: Tradicional/Clássico
O museu é de caráter comunitário? não
Temática: História
Para solicitar o Registro de Museus é simples. Basta seguir estes três passos:
- 1. Preencher e assinar o Formulário de Solicitação de Registro, ao final da página.
- 2. Fotocopiar os documentos solicitados (vide lista abaixo de acordo com a natureza administrativa da instituição).
- 3. Reunir o Formulário devidamente preenchido e a documentação solicitada e entregar a documentação na sede do Ibram em Brasília ou enviar por correio com aviso de recebimento para o seguinte endereço:
Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
Cadastro Nacional de Museus (CNM)
Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco N, 1º Subsolo
Cep: 70040-020 – Brasília – DF
Documentação Necessária:
Museu Público Federal
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Público Estadual, Municipal e Distrital
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Privado
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora (com personalidade jurídica);
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
ATENÇÃO!
- As despesas de autenticação e envio deverão correr por conta do museu solicitante;
- O museu deverá manter atualizados todos os seus dados junto ao Registro de Museus, enviando toda a documentação comprobatória de qualquer alteração das informações já fornecidas;
- No caso de inexistência de documento oficial que declare quem é o responsável pelo museu, será admitido como comprovação documento que contenha tal informação assinado pelo representante máximo da instituição mantenedora. Nessa situação, o representante máximo da instituição mantenedora deverá enviar cópia do seu RG, do CPF (autenticados em cartório) e documento oficial que declare sua ocupação neste cargo;
- Museus que possuem filiais ou seccionais em endereços de visitação diferentes deverão responder um questionário para cada unidade.