O Museu oferece ao público um importante acervo constituído em períodos distintos de formação do Estado de Minas e tem como principal missão preservar, pesquisar e difundir os registros da cultura mineira, a fim de se firmar como espaço de referência para as demais instituições museológicas de Minas Gerais.
Email para divulgação: museumineiro@secult.mg.gov.br
Telefone para divulgação: (31) 3269-1103
Informações Adicionais de Contato:
(31) 3269-1103
Endereço: Avenida João Pinheiro, 342 , Funcionários, 30130-180, Belo Horizonte, MG
CEP: 30130-180
Logradouro: Avenida João Pinheiro
Número: 342
Complemento:
Bairro: Funcionários
Município: Belo Horizonte
Estado: MG
Território Cultural (para utilização do Sistema de Museus): Metropolitano
Vídeos
Galeria

O Museu encontra-se: aberto
Horário de funcionamento: Terça a Sexta, das 10h às 19h Finais de semana e Feriados, das 12h ás 19h
Entrada
Entrada é cobrada: não
Acessibilidade
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas e visuais:
Atendimento aos turistas estrangeiros:
Instalações
Instalações básicas e serviços oferecidos:
O museu possui arquivo histórico? sim
O arquivo tem acesso ao público? sim
O Museu possui biblioteca? não
A biblioteca tem acesso ao público? não
O museu promove visitas guiadas? sim
Em caso positivo, especifique: Sem necessidade de agendamento
Atividades educativas e culturais
O museu realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos? s
Em caso positivo, especifique: escolha a(s) que mais se adeque(m)
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Estadual
Ano de abertura: 1982
Instrumento de criação:
Descrição:
Tipo: Tradicional/Clássico
O museu é de caráter comunitário? não
Temática: História
Para solicitar o Registro de Museus é simples. Basta seguir estes três passos:
- 1. Preencher e assinar o Formulário de Solicitação de Registro, ao final da página.
- 2. Fotocopiar os documentos solicitados (vide lista abaixo de acordo com a natureza administrativa da instituição).
- 3. Reunir o Formulário devidamente preenchido e a documentação solicitada e entregar a documentação na sede do Ibram em Brasília ou enviar por correio com aviso de recebimento para o seguinte endereço:
Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
Cadastro Nacional de Museus (CNM)
Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco N, 1º Subsolo
Cep: 70040-020 – Brasília – DF
Documentação Necessária:
Museu Público Federal
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Público Estadual, Municipal e Distrital
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Privado
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora (com personalidade jurídica);
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
ATENÇÃO!
- As despesas de autenticação e envio deverão correr por conta do museu solicitante;
- O museu deverá manter atualizados todos os seus dados junto ao Registro de Museus, enviando toda a documentação comprobatória de qualquer alteração das informações já fornecidas;
- No caso de inexistência de documento oficial que declare quem é o responsável pelo museu, será admitido como comprovação documento que contenha tal informação assinado pelo representante máximo da instituição mantenedora. Nessa situação, o representante máximo da instituição mantenedora deverá enviar cópia do seu RG, do CPF (autenticados em cartório) e documento oficial que declare sua ocupação neste cargo;
- Museus que possuem filiais ou seccionais em endereços de visitação diferentes deverão responder um questionário para cada unidade.