O Museu da História da Inquisição é uma Instituição privada, sem fins lucrativos, cadastrada no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura), sustentada por seus Associados, visando promover o combate ao preconceito, ao ódio e à intolerância. Lutamos por uma sociedade melhor, que respeite os direitos humanos e que promova a paz entre os povos.
Site: http://www.museudainquisicao.org.br/
Email para divulgação: contato@museudainquisicao.org.br
Telefone para divulgação: (31) 2512-5194
Informações Adicionais de Contato:
(31) 2512-5194 / (31) 3498-1761
contato@museudainquisicao.org.br
Endereço: Rua Cândido Naves, 55 , Ouro Preto, 31310-460, Belo Horizonte, MG
CEP: 31310-460
Logradouro: Rua Cândido Naves
Número: 55
Complemento:
Bairro: Ouro Preto
Município: Belo Horizonte
Estado: MG
Território Cultural (para utilização do Sistema de Museus): Metropolitano

O Museu encontra-se: aberto
Horário de funcionamento: A visitação guiada ocorre de 3ª a 6ª feira de 10:00 até às 16:00 | domingos e feriados a partir das 10:00 até às 14:00.
Entrada
Entrada é cobrada: sim
Descrição do valor da entrada: R$ 12,00- público em geral; R$ 6,00 - estudantes; gratuidade para professores, guias e idosos.
Acessibilidade
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas e visuais:
Atendimento aos turistas estrangeiros:
Instalações
Instalações básicas e serviços oferecidos:
Capacidade do teatro/auditório (assentos): 35
O museu possui arquivo histórico? sim
O arquivo tem acesso ao público? sim
O Museu possui biblioteca? sim
A biblioteca tem acesso ao público? sim
O museu promove visitas guiadas? sim
Em caso positivo, especifique: Sem necessidade de agendamento
Atividades educativas e culturais
O museu realiza atividades educativas e culturais para públicos específicos? s
Em caso positivo, especifique: escolha a(s) que mais se adeque(m)
Esfera: Privada
Tipo de Esfera: Associação
Ano de abertura: 2012
Instrumento de criação:
Descrição:
Tipo: Tradicional/Clássico
O museu é de caráter comunitário? sim
Temática: História
Para solicitar o Registro de Museus é simples. Basta seguir estes três passos:
- 1. Preencher e assinar o Formulário de Solicitação de Registro, ao final da página.
- 2. Fotocopiar os documentos solicitados (vide lista abaixo de acordo com a natureza administrativa da instituição).
- 3. Reunir o Formulário devidamente preenchido e a documentação solicitada e entregar a documentação na sede do Ibram em Brasília ou enviar por correio com aviso de recebimento para o seguinte endereço:
Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
Cadastro Nacional de Museus (CNM)
Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco N, 1º Subsolo
Cep: 70040-020 – Brasília – DF
Documentação Necessária:
Museu Público Federal
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Público Estadual, Municipal e Distrital
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Privado
- CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
- Documentação que comprove que o titular do RG e CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
- CNPJ do museu ou da instituição mantenedora (com personalidade jurídica);
- Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
- Termo de Solicitação do Registro preenchido.
ATENÇÃO!
- As despesas de autenticação e envio deverão correr por conta do museu solicitante;
- O museu deverá manter atualizados todos os seus dados junto ao Registro de Museus, enviando toda a documentação comprobatória de qualquer alteração das informações já fornecidas;
- No caso de inexistência de documento oficial que declare quem é o responsável pelo museu, será admitido como comprovação documento que contenha tal informação assinado pelo representante máximo da instituição mantenedora. Nessa situação, o representante máximo da instituição mantenedora deverá enviar cópia do seu RG, do CPF (autenticados em cartório) e documento oficial que declare sua ocupação neste cargo;
- Museus que possuem filiais ou seccionais em endereços de visitação diferentes deverão responder um questionário para cada unidade.