Museu do Horto

Código: 1.11.46.2113

Nº SNIIC: ES-6171

O Museu do Horto é uma organização criada para reafirmar a identidade do Horto Florestal, comunidade tradicional do Rio de Janeiro a partir da memória de seus moradores.

Site: http://www.museudohorto.org.br

Telefone para divulgação: (21) 2511-1533

Informações Adicionais de Contato:
(21) 2511-1533 / (21) 98308-0553


Endereço: Estrada Dona Castorina 105, Jardim Botânico, 22460-320, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 22460-320

Logradouro: Estrada Dona Castorina

Número: 105

Complemento:

Bairro: Jardim Botânico

Município: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Território Cultural (para utilização do Sistema de Museus):

Descrição

O Museu do Horto teve início em 2010, tendo sua criação sido estimulada pelo Programa Pontos de Memória (IBRAM). Sua missão desde então é salvaguardar os patrimônios materiais e imateriais da comunidade tradicional do Horto Florestal, legitimando o direito de moradia das famílias que vivem lá.

De acordo com Emilia Maria de Souza, coordenadora do Museu e moradora do Horto desde os três anos, o Museu do Horto é um instrumento de luta. “O maior patrimônio que a comunidade tem é a memória” (Emilia). Esse sentido de resistência fica evidente quando conhecemos a história de seus moradores mais antigos, que receberam os terrenos do Ministério da Fazenda para trabalharem no Parque Jardim Botânico.
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O Museu encontra-se: aberto

Entrada

Entrada é cobrada: não

Descrição do valor da entrada: Contribuição Voluntária

Acessibilidade
Instalações

O museu possui arquivo histórico? não

O arquivo tem acesso ao público? não

O Museu possui biblioteca? não

A biblioteca tem acesso ao público? não

O museu promove visitas guiadas? sim

Esfera: Privada

Ano de abertura: 2010

Tipo: Museu de território/Ecomuseu

O museu é de caráter comunitário? sim

Temática: História

Para solicitar o Registro de Museus é simples. Basta seguir estes três passos:

  • 1. Preencher e assinar o Formulário de Solicitação de Registro, ao final da página.
  • 2. Fotocopiar os documentos solicitados (vide lista abaixo de acordo com a natureza administrativa da instituição).
  • 3. Reunir o Formulário devidamente preenchido e a documentação solicitada e entregar a documentação na sede do Ibram em Brasília ou enviar por correio com aviso de recebimento para o seguinte endereço:


    Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
    Cadastro Nacional de Museus (CNM)
    Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco N, 1º Subsolo
    Cep: 70040-020 – Brasília – DF

Documentação Necessária:
Museu Público Federal
  • CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
  • Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
  • CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
  • Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
  • Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Público Estadual, Municipal e Distrital
  • CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
  • Documentação que comprove que o titular do RG e do CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
  • CNPJ do museu ou da instituição mantenedora;
  • Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
  • Termo de Solicitação do Registro preenchido.
Museu Privado
  • CPF e RG (autenticados em cartório) do responsável pelo museu;
  • Documentação que comprove que o titular do RG e CPF enviados é o responsável pelo museu, que poderá ser através de termo de posse, ato de nomeação, ou outro documento congênere;
  • CNPJ do museu ou da instituição mantenedora (com personalidade jurídica);
  • Instrumento de criação do museu ou outro documento oficial da instituição à qual o museu esteja subordinado/vinculado;
  • Termo de Solicitação do Registro preenchido.
ATENÇÃO!
  • As despesas de autenticação e envio deverão correr por conta do museu solicitante;
  • O museu deverá manter atualizados todos os seus dados junto ao Registro de Museus, enviando toda a documentação comprobatória de qualquer alteração das informações já fornecidas;
  • No caso de inexistência de documento oficial que declare quem é o responsável pelo museu, será admitido como comprovação documento que contenha tal informação assinado pelo representante máximo da instituição mantenedora. Nessa situação, o representante máximo da instituição mantenedora deverá enviar cópia do seu RG, do CPF (autenticados em cartório) e documento oficial que declare sua ocupação neste cargo;
  • Museus que possuem filiais ou seccionais em endereços de visitação diferentes deverão responder um questionário para cada unidade.

Publicado por

Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro

A REMUS-RJ tem como objetivo promover a conexão e a troca de experiências entre comunidades populares, movimentos sociais e instituições que atuam no campo da memória, patrimônio e cultura. Surge com o intuito de potencializar a memória como fator de inclusão e transformação social, integrando e dando voz às diversas iniciativas e narrativas históricas do estado.